Qual é a lingua falada na Irlanda? Não é apenas inglês!

6 min de leitura
Compartilhe: Facebook Whatsapp Twiter Linkedin

Você sabia que a Irlanda é, oficialmente, um país bilíngue? Isso mesmo! Além do inglês, a Irlanda tem o gaélico (ou irlandês) como idioma oficial. Mas como assim?

Se você quer entender melhor sobre qual é a língua falada na Irlanda, neste post nós te contamos um pouquinho mais sobre essa curiosidade!

Os primórdios do gaélico, a língua da Irlanda

O irlandês, também chamado por muitos de língua gaélica ou simplesmente, gaélico, é um idioma que teve sua origem na própria Ilha Esmeralda há muitos séculos. Os primeiros registros da língua escrita datam do século III-IV d.C., quando o idioma era escrito em pedras e possuía características muito primitivas.

A disseminação do gaélico foi tão grande e importante ao longo dos séculos que ele conseguiu chegar inclusive a outras regiões da Grã-Bretanha, como País de Gales, Ilha de Man e na Escócia. Além disso, foi na Escócia que o idioma se transformou no gaélico escocês, adquirindo características próprias por lá!

A língua da Irlanda teve bastante importância na Idade Média, quando houve o florescimento da literatura irlandesa. Foi por meio da literatura que o irlandês se tornou falado em quase todo o território da Irlanda.

A língua da Irlanda e o domínio britânico

Foi a partir do século 18, quando a Inglaterra intensificou sua presença na Ilha Esmeralda, que o gaélico começou a perder espaço.

Naquela época, havia um grande desencorajamento de seu uso por parte dos políticos britânicos que dominavam a Ilha das Irlandas. Naquele momento, é o inglês que começa a ganhar espaço na Irlanda.

No leste do país, os falantes do irlandês se tornaram minoria. Isso se intensificou ainda mais quando o gaélico foi proibido de ser ensinado nas escolas. O período conhecido como Grande Fome Irlandesa, quando muitos habitantes da Ilha Esmeralda migraram para os Estados Unidos e Canadá, forçou ainda mais o aprendizado do inglês.

Falantes do Gaélico na Ilha das Irlandas de acordo com o Censo de 2011 (SkateTier, CC BY-SA 3.0, via Wikimedia Commons)

Há uma estimativa histórica de que no ano de 1800 o gaélico era o idioma falado por cerca de 800 mil falantes nativos da antiga lingua da Irlanda. No final da Grande Fome, em meados de 1855, o número de falantes da antiga língua da Irlanda havia caído cerca de 60% menor.

Hoje em dia, podemos observar que o domínio do Reino Unido na Irlanda foi o principal fator do declínio do gaélico no país. Muitos viam a tentativa de acabar com o irlandês durante o domínio britânico como uma forma de "civilizar" o povo irlandês nativo.

Com o fim do domínio britânico no início do século 20, surgiram muitas iniciativas para renascer o gaélico, principalmente com a intenção de preservar a cultura local.

A lingua oficial da Irlanda hoje em dia

Placa de trânsito com o idioma Irlandês e Inglês na República da Irlanda

Atualmente, o inglês e o gaélico são os idiomas oficiais da Irlanda. Ambos idiomas são reconhecidos pelo governo nacional e são as línguas oficiais utilizadas nos documentos de Estado. Além disso, tanto o inglês como o gaélico são ensinados nas instituições que recebem investimentos públicos na República da Irlanda.

O gaélico, especificamente, é uma disciplina obrigatória nas escolas públicas do país, sendo considerada tão importante quanto o inglês. Este idioma da Irlanda é requisito obrigatório para estudantes irlandeses que desejam frequentar algumas universidades, como a NUI Galway.

Nos dias de hoje, a mais falada língua da Irlanda é o inglês. A grande maioria da população é fluente nesse idioma e o utiliza como a principal língua para se comunicar.

Já o gaélico também é falado por uma boa parcela da população irlandesa, mas em número bem menor. Segundo o Censo da Irlanda de 2016, cerca de 39,8% da população é capaz de se comunicar em irlandês, mas apenas 4,2% desse número utiliza o gaélico todos os dias.

Mesmo com esse baixo número de falantes, o gaélico pode ser facilmente visto na Irlanda. Placas, sinalizações de trânsito, documentos oficiais, sites de internet e nomes de estabelecimentos podem ser encontrados nos dois idiomas oficiais da Irlanda, o inglês e o gaélico irlandês.

Museu do Titanic, Belfast, Irlanda do Norte

Vale dizer que na Irlanda do Norte não existe língua oficial na legislação local. Na verdade, como o país é parte do Reino Unido, o idioma local é o inglês. Diferente da República da Irlanda, a língua irlandesa é pouco difundida no país do norte. Ela não está presente nem mesmo nas placas de sinalização e apenas 6% da população consegue se comunicar sem problemas no idioma.

Aprender inglês na Irlanda

Como você pode perceber, apesar de a Irlanda possuir duas línguas oficiais, o inglês é o idioma mais falado em toda Ilha Esmeralda. Por isso, se você busca um destino incrível para fazer seu intercâmbio, a Irlanda é o lugar certo!

Temple Bar, Dublin

Além de sua alta qualidade de vida, seu sistema educacional de ponta e a grande facilidade para obtenção de visto, a Irlanda é um destino com um excelente custo-benefício para quem busca fazer intercâmbio e aprender outras línguas, como o inglês!

Na hora de escolher a sua agência parceira para este projeto, a Optima Intercâmbio é a escolha certa! Estamos no mercado há mais de dez anos e milhares de estudantes já contaram com a nossa ajuda para estudar no exterior!

Conheça mais sobre as suas possibilidades na Irlanda e agende um horário com nossos consultores especializados! Com certeza você terá uma experiência incrível ao fazer seu intercâmbio com a nossa ajuda!

Galway Limerick Cork
Compartilhe: Facebook Whatsapp Twiter Linkedin
Gostou deste artigo?
Notificação

Assine nossas notificações para se manter atualizado sobre nossas promoções!

2024 © Optima Ltda. CNPJ 12.350.272/0001-09. Empresa brasileira

Políticas de uso

e

Termos de Privacidade
Voltar ao topo
Fale conosco