Qual é a cidade mais segura do mundo em 2021?

7 min de leitura
Compartilhe: Facebook Whatsapp Twiter Linkedin

A segurança é um fator muito importante para quem busca um destino de intercâmbio, mas qual é a cidade mais segura do mundo? A resposta para esta pergunta não é nada simples e pode ser bastante abrangente!

Para entender quão seguras são as principais cidades do mundo, a cada dois anos o índice Safe Cities Index, da The Economist Intelligence Unit, avalia uma série de critérios: segurança digital, segurança em saúde, segurança médica, segurança pessoal, infraestrutura.

Em 2021, além de avaliar 60 cidades pelo mundo, o Índice de Cidades Seguras ainda incluiu mais uma categoria: a segurança ambiental.

Neste post nós te contamos um pouco sobre os 10 destinos de intercâmbio que estão no topo da lista em todas as categorias avaliadas pelo índice!

Qual a cidade mais segura do mundo em saúde?

Melbourne, na Austrália, ficou em 4º lugar no ranking

Durante a pandemia de COVID-19, a segurança em saúde se tornou algo imprescindível e extremamente relevante - especialmente a longo prazo.

No índice que avalia qual a cidade mais segura do mundo, a segurança em saúde analisa quanto uma cidade oferece acesso à saúde, a infraestrutura de saúde local, resposta à pandemia e vários outros aspectos.

Nesta categoria, o fator de combate à COVID-19 se tornou fundamental para um bom desempenho das cidades. Quem se destacou foi a cidade de Tóquio, que ficou em primeiro lugar.

Aliás, as cidades asiáticas tomaram conta dos três primeiros lugares!

Mas, dentre os 10 primeiros colocados em segurança em saúde, vale destacar o desempenho da cidade australiana Melbourne (4º lugar) e Toronto (7º lugar) que, além de estarem entre os 10 primeiros, ainda estão com notas a partir de 80 (que vai até 100).

PosiçãoDestinoNota
1Tóquio87,7
2Singapura84,1
3Hong Kong84
4Melbourne81,9
5Osaka81,8
6Seoul81,1
7Toronto80,0
8Londres78,8
9Barcelona78,1
10Sydney77,7

Qual a cidade mais segura do mundo? Infraestrutura

A cidade de Sydney figura no top 10 em infraestrutura

Na categoria de infraestrutura, o desenvolvimento urbano foi analisado em diversos níveis. A infraestrutura física passou por uma análise cuidadosa, valorizando as cidades que focam na qualidade de vida de seus habitantes.

Neste sentido, vários fatores foram analisados, como os transportes públicos, facilidade para pedestres se locomoverem, planos de gerenciamento de desastres, abastecimento de água e as redes de energia.

Mais uma vez, as cidades asiáticas ficaram na frente, mas outros destinos muito procurados por estudantes internacionais acabaram ficando entre as dez primeiras posições, como Toronto (4º lugar), e Sydney (9º lugar, empatada com Chicago).

PosiçãoDestinoNota
1Hong Kong93,4
2Singapura92,1
3Copenhagen89,0
4Toronto88,6
5Tóquio87,7
6Estocolmo87,3
7Osaka86,6
8Washington, DC86,5
9Chicago84,5
9Sydney84,5

Segurança digital e as cidades do futuro

Los Angeles, nos Estados Unidos, ganhou o 4º lugar dentre as cidades com maior segurança digital

Cada vez mais as cidades se tornam conectadas e inteligentes. Acesso à internet, segurança cibernética e privacidade de dados foram os principais fatores analisados por este indicador do índice das cidades mais seguras do mundo.

A pandemia de COVID-19 foi um fator determinante para que as cidades acelerassem sua digitalização. Agora, trabalho, comércio, educação e muitas outras atividades são on-line e as cidades precisam lidar com a mudança nos padrões de crimes, já que agora eles estão mais presentes na vida digital por meio de ciber-ataques.

Neste sentido, a cidade de Sydney, na Austrália, ficou em primeiro lugar, mas seguida de destaques como Los Angeles e São Francisco (ambas em 4º lugar) e Nova York (5º).

O Top 10 ainda tem outros destaques, como Melbourne (8º) e Wellington (9º), na Nova Zelândia, ambos também são destinos de intercâmbio muito procurados pelos estudantes brasileiros.

PosiçãoDestinoNota
1Sydney83,2
2Singapura82,8
3Copenhagen82,2
4Los Angeles82,0
4São Francisco82,0
6Nova York81,6
7Amsterdã79,3
8Melbourne78,3
9Wellington77,3
10Chicago76,7
10Frankfurt76,7

Segurança pessoal: destaque para as cidades europeias

Paris, na França, está em 6º lugar no quesito segurança pessoal

O quesito de segurança pessoal avaliado pelo índice de cidades mais seguras do mundo passa por vários critérios, em especial o quão bem as forças de segurança são treinadas, além da qualidade e transparência do sistema judiciário local.

Segundo o relatório da The Economist Intelligence Unit, há muitas relações entre o IDH de um lugar e a sua nota no item de segurança pessoal. Quanto mais alto o IDH do destino, maior a pontuação no ranking de cidades mais seguras do mundo.

Destaque para a cidade de Copenhagen, que fica em primeiro lugar nesta lista. Mas há outros destaques notáveis: Paris (6º), Wellington (7º) e Toronto (8º) mais uma vez se destacam nesta lista.

PosiçãoDestinoNota
1Copenhagen86,4
2Amsterdã80,5
3Frankfurt80,3
4Estocolmo79,7
5Bruxelas79,2
6Paris79,0
7Wellington78,3
8Toronto77,2
9Lisboa76,9
10Madrid76,6

Segurança ambiental: o mais novo critério para classificar as cidades mais seguras do mundo

Wellington, Nova Zelândia, figura em 1º lugar quando o assunto é segurança ambiental!

Quanto uma cidade está preparada para o futuro? O quanto esse destino está preservando o meio ambiente? Como a cidade consegue se desenvolver de maneira sustentável? As mudanças climáticas serão, a longo prazo, um dos maiores e mais importantes desafios que nós enfrentaremos.

Por este motivo, o índice de cidades mais seguras do mundo entende que é importante avaliar a relação entre o meio-ambiente e as pessoas.

Neste critério, a pesquisa das cidades mais seguras do mundo avaliou quanto uma cidade está preocupada com a preservação ambiental, como ela faz a sua gestão de resíduos, quais são as fontes de energia renovável e qual é a qualidade do ar na região.

A cidade de Wellington, capital da Nova Zelândia, ficou no topo deste critério, seguida por Toronto e Washington, DC. Vale destacar também a participação de uma cidade brasileira no Top 10: o Rio de Janeiro aparece em 8º lugar!

PosiçãoDestinoNota
1Wellington91,7
2Toronto90,3
3Washington, DC87,9
4Bogotá85,5
5Milão84,9
6Copenhagen84,5
7Estocolmo83,7
8Rio de Janeiro83,3
9Zurique82,3
10Kuala Lumpur76,6

Mas afinal, qual é a cidade mais segura do mundo para fazer intercâmbio?

Copenhagen, na Dinamarca, é a cidade mais segura do mundo no ranking geral!

O ranking geral das cidades mais seguras do mundo não nos traz muitas surpresas. Na verdade, muitas destas cidades já foram classificadas como alguns dos melhores lugares do mundo para se viver.

Sem dúvidas, podemos destacar a cidade de Toronto, que ficou em 2º lugar e Sydney, que ficou em 4º no ranking geral. Veja a lista do Top 10:

PosiçãoDestinoNota
1Copenhagen82,4
2Toronto82,2
3Singapura80,7
4Sydney80,1
5Tóquio80,0
6Amsterdã79,3
7Wellington79,0
8Hong Kong78,6
8Melbourne78,6
10Estocolmo78,0

Faça seu intercâmbio em uma das cidades mais seguras do mundo!

A qualidade de vida e a segurança é um dos fatores que mais chamam a atenção dos estudantes que buscam um destino incrível e que ofereça a experiência mais completa possível durante o seu período de intercâmbio.

Vale destacar que este ranking avaliou apenas grandes metrópoles do mundo. Mas em vários países existem cidades médias e pequenas que não entraram nesta lista e são tão (ou mais!) seguras do que essas grandes cidades.

A grande vantagem de se escolher metrópoles como as citadas no índice de cidades mais seguras do mundo é a grande disponibilidade de locais interessantes, estabelecimentos famosos mundialmente e, claro, a multiculturalidade.

Independente de qual destino escolher, a Optima é a agência de intercâmbio focada na qualidade, segurança e transparência de todo o seu processo de intercâmbio.

Nossos consultores especializados estão prontos para atender você e ajudá-lo a planejar um dos momentos mais inesquecíveis da sua vida! Clique aqui e agende um horário com a gente, vai ser incrível embarcar nesta jornada com você!

Sydney Londres Toronto Los Angeles San Francisco Nova York Wellington Melbourne
Compartilhe: Facebook Whatsapp Twiter Linkedin
Gostou deste artigo?
Notificação

Assine nossas notificações para se manter atualizado sobre nossas promoções!

2024 © Optima Ltda. CNPJ 12.350.272/0001-09. Empresa brasileira

Políticas de uso

e

Termos de Privacidade
Voltar ao topo
Fale conosco