Confira as novas regras para fazer intercâmbio no Canadá em 2024!

7 min de leitura
Compartilhe: Facebook Whatsapp Twiter Linkedin

O Governo do Canadá introduziu no último dia 22 de janeiro de 2024 novas regras para estudantes internacionais que buscam o país como destino de intercâmbio.

Essas mudanças acontecem, principalmente, para aqueles em busca de fazer um curso de nível superior no Canadá, como colleges ou graduação.

Está se planejando para fazer intercâmbio no Canadá ou já está com tudo pronto para embarcar e quer saber se muda alguma coisa para você? Então, é só continuar lendo este artigo para entender melhor as novas regras!

Entendendo a decisão

Já faz algum tempo que o IRCC (o órgão governamental para Imigração, Refugiados e Cidadania do Canadá) vem analisando o cenário dos estudantes internacionais no país.

Por conta da alta procura de estudantes internacionais no Canadá, eles perceberam que o sistema educacional estava enfrentando desafios para atender a todos de maneira adequada.

Não apenas algumas instituições não ofereciam o apoio adequado para garantir que os estudantes tivessem acesso aos recursos que necessitam para uma experiência acadêmica enriquecedora, como o próprio país se tornou deficitário em outros aspectos, como habitação viável para todos os estudantes e serviços de cuidados com a saúde.

Por isso, em busca de proteger os estudantes de experiências que fogem do alto padrão de qualidade da educação canadense e apoiar o crescimento sustentável do país, o governo buscou encontrar medidas para estabilizar o número de estudantes internacionais no Canadá.

As novas regras para intercâmbio, especialmente os programas de College, estarão em vigor entre 2024 e 2026, com revisões das metas e objetivos. Tudo isso visa proteger um sistema educacional de alta qualidade que busca preparar os estudantes para o sucesso que eles esperam adquirir ao estudar no Canadá.

Abaixo, nós fizemos um curto resumo com as novas regras para você se informar. Continue lendo e saiba mais!

O que muda para quem vai fazer intercâmbio no Canadá?

Dentre as medidas anunciadas pelo Ministro da Imigração, Refugiados e Cidadania do Canadá, estão:

1. Limite máximo de admissão para pedidos de permissão de estudos internacionais

Ao longo de dois anos, o Governo controlará a aprovação das autorizações de estudos. Espera-se que ao longo de 2024, este número seja de 360.000 novas autorizações - uma redução de 35% em relação a 2023.

Esse limite será proporcional às províncias com menos estudantes internacionais em busca de equilibrar aqueles destinos em que o crescimento se tornou muito grande.

Vale lembrar que as renovações das permissões de estudos já existentes não serão afetadas, bem como os atuais titulares de permissão de estudos.

Além disso, não foram incluídos no limite aqueles que se candidatam a programas de masters, PhD, ensino fundamental e médio.

2. Implementação da exigência de uma "attestation letter" das províncias ou territórios

Assim como já acontece na província de Quebéc, agora, todas as solicitações de visto de estudos enviadas ao IRCC deverá ser acompanhada de uma "attestation letter" da província ou do território de interesse do estudante.

O processo para emissão dessa carta deverá ser estabelecido por cada província ou território até 31 de março de 2024.

3. Novas regras para o programa de PGWP no Canadá

A partir de 1º de setembro de 2024, todos os estudantes internacionais que iniciarem um programa de estudos com acordo de trabalho vinculado ao curso não serão mais elegíveis para a autorização do PGWP.

Os graduados de mestrado e outros programas de pós-graduação de curta duração poderão solicitar, em breve, uma autorização de trabalho de 3 anos.

A diferença neste ponto é que, hoje, essas autorizações baseiam-se exclusivamente na duração do programa de estudos cursado - o que pode limitar o tempo que os estudantes têm para adquirir experiência de trabalho.

Além disso, nas próximas semanas, o visto de trabalho aberto (OWP) estará disponível apenas para os estudantes internacionais matriculados em programas de mestrado, doutorado, medicina ou direito. Os cônjuges de estudantes em outros níveis de estudo - incluindo graduação e college, não serão mais elegíveis.

4. Mudanças na comprovação financeira

Para refletir o verdadeiro custo de vida no Canadá e ajudar a prevenir a vulnerabilidade dos estudantes, o Governo atualizou o requisito de comprovação financeira no país.

Desde 1º de janeiro de 2024, passam a valer os valores CAD $20.635,00 por ano para uma pessoa, sem incluir a tuition.

A única exceção é Quebec, que tem regras próprias relacionadas à comprovação financeira.

Como isso pode mudar os seus planos?

Na prática, os seus planos podem mudar apenas se você quiser fazer um programa de Higher Education - principalmente Colleges - e não tiver um visto aprovado antes do dia 1º de setembro de 2024.

Se a sua aplicação ao visto de estudante for aprovada no dia 1º de setembro ou posteriormente, as novas regras já começam a valer, mesmo se você já estiver matriculado em uma instituição e já estiver no Canadá.

Porém, se o seu curso for de mestrado, doutorado, medicina e direito, nada muda.

Caso contrário, o PGWP não estará mais disponível aos estudantes internacionais com graduação no modelo de ensino privado-público.

Informação importante para quem quer estudar inglês ou outros cursos de curta duração!

Vale ressaltar que para aqueles estudantes que não se encaixam na categoria de Higher Education nada muda.

Ou seja, se você quer fazer um curso de curta duração que não precisa de visto de estudante, a autorização de entrada no país continua valendo independentemente da limitação do número de vistos de estudantes emitidos.

Isso porque não é preciso solicitar o visto de estudante para cursos de até 180 dias no país. O visto de turista vale neste caso e não sofrerá nenhum impacto.

Cursos de High School e de curta duração para aprender inglês também não serão afetados. Você pode embarcar tranquilamente para o seu tão sonhado intercâmbio no Canadá com a consultoria personalizada da Optima Intercâmbio!

Antecipe o seu processo de intercâmbio e explore o Canadá com a Optima!

Se está nos seus planos fazer um programa de intercâmbio que pode ser afetado pelas novas regras de imigração do Canadá, aproveite esta janela de tempo para antecipar o seu processo de aplicação ao visto e tentar assegurar as regras atuais.

Lembrando que um processo de visto de estudante do Canadá costuma levar, tradicionalmente, até 90 dias. É claro que esse prazo pode variar de acordo com a demanda, mas se você se organizar para tirar o seu visto agora, bem antes de setembro, as chances de conseguir permanecer nas regras antigas são maiores.

A Optima Intercâmbio tem uma consultoria completa para te ajudar a conquistar o programa de estudos que você sempre quis no Canadá! Clique aqui, agende um horário com os nossos especialistas e programe hoje mesmo o seu intercâmbio.

Conte com a gente! Vai ser incrível estar ao seu lado nesta jornada!

Visto Trabalho
Compartilhe: Facebook Whatsapp Twiter Linkedin
Gostou deste artigo?
Notificação

Assine nossas notificações para se manter atualizado sobre nossas promoções!

2024 © Optima Ltda. CNPJ 12.350.272/0001-09. Empresa brasileira

Políticas de uso

e

Termos de Privacidade
Voltar ao topo
Fale conosco