Pathway no Canadá: o que é e como fazer?

6 min de leitura
Compartilhe: Facebook Whatsapp Twiter Linkedin
Jovens estudantes comemorando em roda de um mesa

Sempre sonhou estudar em uma universidade canadense, mas ainda não possui o nível de inglês solicitado pelas instituições de ensino do país? Calma, o pathway pode ser o programa de ensino que você, estudante estrangeiro, precisa para ingressar em uma instituição de ensino superior no Canadá!

Nesse artigo, separamos tudo o que você precisa saber sobre o Pathway no Canadá! Continue lendo e saiba como conseguir a sua tão sonhada vaga em uma college ou universidade do Canadá!

O que é pathway no Canadá?

Você já deve ter ouvido falar que o ingresso em universidades canadenses é bastante diferente do Brasil, não é mesmo? Não existe um vestibular como aqui, mas, mesmo assim, algumas vagas podem ser bastante concorridas.

O pathway nada mais é do que um curso preparatório para as universidades canadenses no qual você poderá aprimorar o seu inglês. Com ele, você tem a possibilidade de adquirir um nível de fluência necessário para ser aceito em uma determinada instituição e/ou curso de ensino superior.

Ou seja, o pathway pode ser uma boa opção se você não tem um nível de inglês adequado, mas quer viver no Canadá com a aplicação correta, deixando claro para a imigração do país quais são as suas intenções.

Mas, além de ser um curso de inglês, ele é um curso de adaptação ao mundo acadêmico canadense. Com isso, o aluno constrói uma trajetória adequada para cursar qualquer um dos cursos de ensino superior no país - seja uma graduação em colleges públicos ou privados, cursos técnicos, pós-graduação/MBA, mestrado ou doutorado.

Qual é a diferença entre fazer um intercâmbio no Canadá para cursar inglês ou fazer o Pathway?

Essa é uma dúvida muito comum. A verdade é que a principal diferença entre o curso de inglês no Canadá e o Pathway é justamente o fato de este ser um programa voltado para quem deseja ingressar no ensino superior do país.

Diferente de um curso de inglês regular, os alunos de Pathway aprendem o inglês voltado para o meio acadêmico.

Além disso, os estudantes também desenvolvem habilidades específicas, como pesquisa acadêmica, apresentação oral, técnicas para exames, gerenciamento de tempo e, até mesmo, normas e regras para formatação de trabalhos acadêmicos, como temos a ABNT aqui no Brasil.

Ao finalizar um curso de inglês regular, o aluno ainda precisa se candidatar aos processos seletivos das universidades canadenses. Entretanto, ao optar pelo Pathway, o estudante pode entrar diretamente no College, desde que a escola deste programa tenha parceria com a instituição de ensino superior.

Assim, não é preciso apresentar testes de proficiência como o IELTS ou o TOEFL, que são exigidos de estudantes internacionais.

Quem pode ser elegível aos programas de Pathway no Canadá?

Qualquer estudante internacional pode ser elegível para fazer um programa de Pathway no Canadá.

Entretanto, é importante ressaltar que, mesmo sendo um curso no qual você aprenderá inglês, é interessante ter um nível básico de inglês ou francês, já que algumas das aulas não são apenas de idiomas.

Além disso, assim como qualquer outro programa de intercâmbio no Canadá, é preciso cumprir os requisitos da imigração ao solicitar o visto de estudante do país. Nisso, inclui-se a comprovação financeira e estar matriculado em uma instituição canadense elegível.

Posso estudar e trabalhar durante o Pathway?

Quem escolhe um programa de Pathway não pode trabalhar durante o período de estudos no Canadá, uma vez que, legalmente, ele é considerado um curso de idiomas e não um curso de ensino superior no país.

Entretanto, após atingir o nível de idioma necessário para entrar no College ou Universidade desejado, a imigração libera a permissão para o trabalho. A partir disso, você pode fazer até 20 horas semanais de trabalho remunerado durante o período de estudos!

Qual é a duração do Pathway no Canadá?

O tempo de duração dos cursos Pathway variam muito de acordo com o próprio estudante. Isso porque o que importa é atingir o nível de proficiência de inglês ou francês adequado para ingressar na universidade e curso desejados.

Antes mesmo de ingressar em um curso como esse, o estudante passa por um teste de nivelamento para dar uma previsão de quanto tempo será necessário para completar o curso.

Algumas instituições disponibilizam essa prova para ser feita online, então, você pode realizá-la antes mesmo de sair do Brasil!

Quanto custa fazer um Pathway no Canadá?

Os programas de intercâmbio Pathway no Canadá têm valores que variam muito de acordo com a instituição escolhida e, até mesmo, o tempo previsto de curso. Logo, quanto menos tempo de curso você precisar, menor será o valor do curso.

Mesmo assim, é válido dizer que os programas de intercâmbio Pathway no Canadá não costumam ter valores muito diferentes dos cursos de idiomas tradicionais. Logo, vale muito a pena optar por um curso Pathway ao invés de um curso de idiomas se a sua intenção é ingressar em uma universidade canadense!

Como fazer um Pathway no Canadá?

Se você quer fazer um programa de Pathway no Canadá, precisa de um planejamento robusto e os melhores especialistas para ajudar você a tirar esse projeto de intercâmbio do papel.

E saiba que, se você já chegou até aqui, é porque está no caminho certo! Afinal, a Optima é a agência completa para ajudar você a estudar no exterior. Com uma consultoria de alta qualidade e suporte completo antes, durante e depois do seu intercâmbio, você pode viajar sem preocupações!

Agende um horário, converse com um dos nossos consultores e saiba mais sobre os nossos programas de intercâmbio no Canadá!

Higher Education
Compartilhe: Facebook Whatsapp Twiter Linkedin
Gostou deste artigo?
Notificação

Assine nossas notificações para se manter atualizado sobre nossas promoções!

2024 © Optima Ltda. CNPJ 12.350.272/0001-09. Empresa brasileira

Políticas de uso

e

Termos de Privacidade
Voltar ao topo
Fale conosco